O AdBlue by Doroteagás é uma solução com 32,5% de ureia de qualidade técnica superior. O Produto não é perigoso e cumpre com a norma de qualidade ISO 22241. Para quem dispõe de camiões que respeitem as normas Euro 4 e Euro 5 e recorram à tecnologia SCR como sistema de purificação de gases de escape, a necessidade do AdBlue é imperiosa. Actualmente o AdBlue é utilizado e consumido na maior parte das viaturas pesadas de transporte de mercadorias e de passageiros, matriculadas em Portugal a partir de 1 de Outubro de 2006.
Este produto é comercializado embalado.
O líquido Adblue surgiu como resposta ao controlo das emissões poluentes, pois a indústria automóvel procura responder de acordo com os novos protocolos originados das cimeiras ambientais.
As notas Euro 6, que servem para limitar mais as emissões poluentes expelidas pelos automóveis, exigem aos fabricantes dos automóveis que desenvolvam e implementam tecnologias que promovam a redução dos gases poluentes e contaminantes.
As marcas fabricantes dos carros a diesel desenvolveram o Adblue, para que este líquido reduza as emissões dos óxidos de azoto. O Adblue, que resulta da dissolução de ureia com água desmineralizada, é injetado diretamente no sistema de escape do veículo.
O Adblue é fácil de ser aplicado e, normalmente, o bocal de enchimento está localizado junto à entrada do combustível, de lado, ou no lugar do pneu sobressalente.
O seu consumo depende de diversos fatores, entre eles, a temperatura de funcionamento do sistema, a temperatura ambiente do automóvel e as suas características. A estimativa de consumo é cerca de 1,5 a 2,5 litros por cada 1.000 km.
É importante referir que, se planear fazer uma viagem mais longa, é necessário que encha o depósito, pois, caso fique vazio, o carro não irá arrancar. Contudo, todos os automóveis equipados com Adblue, têm um sistema de aviso no painel de instrumentos, de forma a notificar o condutor quando é necessário recarregar o depósito com este líquido.